quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Descaso ou incompetência dos políticos governantes?

Na Sampa de Caetano

O que será que Caetano Veloso quis dizer com isso: “Chamei de mau gosto o que vi, de mau gosto, mau gosto”?
O Lixo
Seria o lixo nas calçadas? Se não era isso, hoje, certamente ele diiria: Chamei de mau cheiro o que senti, de mau cheiro, mau cheiro. “Da feia fumaça que sobe, apagando as estrelas”. Era a fumaça dos escapamentos e das fábricas ou, era o gás fedorento dos lixos? Da feia fumaça fidida que sobe, queimando as narinas.
Porque o lixo da velha Sampa não foi recolhido pela prefeitura? A cidade esta ao avesso do avesso do avesso do avesso.

Falta de recursos?
Mas onde esta o dinheiro do imposto recolhido do contribuinte?
Bem, aquela verba do passado, nós ja sabemos que foi passear bem longe: um milhão, dez milhões, cinquenta milhões...trezentos milhões... Se vai voltar aos cofres públicos? Só Deus sabe, mas como ele não virá nos contar, vamos ficar sem saber.
Não existe defesa impossivel, o que existe é lei mau pesquisada. Sempre há uma brecha para quem tem dinheiro e ótimos advogados.

E os invisíveis?
Disputam o lixo nas calçadas. É preciso observar com olhos de câmera para vê-los. A gente nem tropeça neles porque eles são como fumaça que se dilui no ar. São invisiveis. A gente não os vê. Os mendigos, os menores abandonados, os moradores de rua. Eles estão aumentando, dia-a-dia. Eles não tem idade definida: de 8 anos a 80 anos. De todas as idades, de todas as cores.
“E os novos baianos passeiam na tua garoa”. E os novos e os velhos, baianos, cearences, mineiros, nordestinos em geral, paulistanos, todos dormem entre os lixos, respirando o pó dos sapatos dos comerciantes e dos brâmanes.

“E novos baianos te podem curtir numa boa”. Estão curtindo numa boa calçada fria e fedorenta.
São os novos dalits da velha Sampa.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Minha lista de blogs preferidos