segunda-feira, 5 de novembro de 2012

APONTAMENTOS PARA UMA HISTÓRIA CRÍTICA DO CORDEL BRASILEIRO

Durante os últimos 40 anos os estudos sobre o cordel brasileiro ficaram estáticos. As poucas tentativas de pensá-lo caíram no fácil caminho da repetição. Para muitos esse produto cultural vive paralisado na primeira metade do século XX, como um fóssil. Repetem-se os mesmos chavões nos quais ele foi sendo sepultado.
Surge agora, com este volume crítico, um caminho diferente para esses estudos. O autor, respaldado por vasta pesquisa, busca saída para os labirintos que lhe acompanharam desde a infância: terá realmente o cordel vindo de Portugal? Qual a verdadeira relação entre o cordel e o universo dos cantadores repentistas? É verdade que os cordéis sempre foram vendidos pendurados em um barbante, nas feiras livres? O cordel é poesia brasileira?
Aderaldo Luciano é doutor em Ciência da Literatura e este livro representa uma parte de sua tese de doutoramento na Universidade Federal do Rio Janeiro. Procura responder as perguntas questionando as respostas corriqueiras e apresentando elementos comprobatórios para a formação de um novo olhar sobre o cordel brasileiro, fruto de longos anos de averiguação.
Sobre o autor
Aderaldo Luciano é doutor e mestre em Ciência da Literatura, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, pesquisador do CNPq, poeta, escritor e músico trabalhando com os conceitos fundamentais da poética do nordeste brasileiro. Autor dos livros Apontamentos para a história do cordel brasileiro (Conhecimento Editora, 2011), O Auto de Zé Limeira (Confraria do Vento, 2008, poesia). Co-autor em Violência simbólica e estratégias de dominação: produção poética de autoria feminina em dois tempos (Editora da Palavra, 2010, ensaios) e Quem Conta um Conto – Estudos Sobre Contistas Brasileiras Estreantes Nos Anos 90 e 2000 (Tempo Brasileiro, 2009, ensaios) ambos organizados pela professora Dra. Helena Parente Cunha. Até 2008 foi um dos editores e colunistas da Revista Confraria on line.
Foi coordenador editorial da Editora Luzeiro LTDA, especializada em cordel. Coordena o projeto Roda de Cordel – Círculo de estudos sobre o cordel brasileiro, em São Paulo-SP, e Roda de Cordel – leituras, projeto de leitura de cordéis em escolas e comunidades rurais brasileiras. Como músico tem se dedicado a pesquisar a música formadora do Brasil profundo, notadamente a oriunda do nordeste brasileiro. Daí surgiram os projetos Cantos primevos para um Brasil profundo, Brazilian Xote Social Music e POEZIA TRADICCIONAL DO NORDHESTE. É professor convidado da Universidade das Quebradas, curso de extensão do Projeto Avançado de Cultura Contemporânea da UFRJ, da Universidade da Mulher, da Universidade Cândido Mendes, colaborador no projeto social Agência de Redes Para a Juventude, no Rio de Janeiro. Autor de diversos artigos e ensaios em revistas especializadas em literatura. Em 2011 foi palestrante convidado do Europalia – international arts festival, Ano do Brasil na Bélgica, com conferência na Bibliothèque Médiathèque Le Phare e performance musical no Club.Brasil em Bruxelas.
Serviço
Livro: Apontamentos para uma história crítica do cordel brasileiro
14X21cm
96 páginas
R$ 20,00
Edições.Adaga/Editora Luzeiro
Pedidos: edicoes.adaga@gmail.com

Minha lista de blogs preferidos