O SENTIDO DA VIDA
(Josué Gonçalves de Araujo - 2024)
A vida faz algum sentido?
A vida é um conto da carochinha.
Alguém sentiria alguma falta se você não tivesse nascido?
Você perderia alguma coisa se não tivesse nascido?
Se você vem a esse mundo de mãos vazias e volta de mãos vazias, por que acha que veio?
O que ganhou com esse estágio de vida?
Você nasce e ao nascer, passa toda a vida vivendo sob ameaça da morte durante as vinte e quatro horas de cada dia. Você nasce sem conhecimentos e durante o período de sobrevivência vai adquirindo conhecimentos até o final da vida. Você morre e não leva nada que pertença a esse mundo material. Você não leva nada, quando me dirijo a você, estou admitindo a hipótese de que você é um ser individual espiritual que estava dentro do corpo que é pó.
Então quem é esse ser individual de vida própria?
Você é a vida espiritual?
Não. Não é a vida.
Então você é o corpo formado totalmente de matéria. Um ser humano que é pura matéria não desenvolve raciocínios, porque o pó, a matéria, não tem vida. Sem vida não existe qualquer forma de pensamento ou dedução lógica. Ai temos uma questão lógica: Esse ser totalmente material não pode ser você, visto que você pensa e desenvolve raciocínios. O macaco tem vida material, mas não desenvolve raciocínio lógico, não se evolui. Você difere de qualquer animal por causa da racionalidade.
Considerando que o ser humano tem a faculdade de pensar, então, por força da lógica, o ser humano não é formado totalmente de pura matéria. Matéria não pensa.
Sim. É a vida espiritual.
Se você for formado por matéria e espírito, então a matéria se transforma em pó e fica no mundo material e o espírito fica livre do corpo e continua vivo. O espírito seria imortal, seria vida. Vida seria espírito. Espírito sendo vida é imortal. Um ser individual espiritual entranhado e conectado as fiações de impulsos elétricos, controlando o cérebro e o corpo material.
Mas por que o espírito encarnou e por que precisaria adquirir conhecimento?
Evolução.
Nessa hipótese faria sentido o espírito encarnar na matéria para adquirir conhecimento, e ao partir, levar esse conhecimento na memória. Justificaria a existência da vida nos seres humanos.
Mas por que o espírito precisaria de um corpo material para se evoluir?
Vamos pensar...
A matéria é átomos, pó, portanto sem vida. Não pensa, não desenvolve raciocínio. Não sente qualquer espécie de sentimentos ou sensações. Não pode ser responsabilizada por nada.
O espírito é uma energia do mundo da espiritualidade sem formas. Um espírito não tem gêneros, ou seja, um espirito - o mesmo que um anjo - não é masculino e nem feminino. Não se acasala. Não é qualquer espécie de gênero, não tem forma alguma porque não tem sexo. É simplesmente um ser de essência energética que tem vida própria, pensa e evolui pelo desenvolvimento do raciocínio. Pode encarnar num corpo físico masculino ou feminino. O corpo humano é só uma ferramenta com duas formas opcional para o espírito interessado. Forma: Masculino e forma: Feminino.
O espírito é imortal e insensível
Livre de um corpo físico, o espírito não sente frio ou calor, dor ou alívio, amor ou ódio. Não morre, não é afetado por qualquer reação química do mundo material. Não se queima no fogo. É imune as reações de uma bomba nuclear. Não tem sexo. É inatingível.
Qual o objetivo da encarnação?
Processo de evolução
O espírito encarna porque tem interesses nas sensações que só um corpo humano (Matéria física) pode-lhe proporcionar.
Um ser humano é formado pela matéria e pelo espírito. Dentro da matéria é a única forma do espírito sentir e ser afetado pelos sentimentos e emoções. Você, naturalmente, não vive sentindo choques elétricos, mas se tocar em um fio com corrente elétrica você é afetado imediatamente.
O espírito entranhado ao corpo pode sentir todas as sensações através da complexidade da máquina material, o corpo físico. Nas sensações do princípio da dualidade. Tudo é dual. O conhecimento é uma moeda de duas faces: o bem e o mal, o certo e o errado, ...
O espirito precisa dessas sensações
O espirito sendo um ser individual com vida e sem forma, é oriundo do mundo da espiritualidade.
Na espiritualidade - o mundo da luz espiritual - existe variações ou níveis de luminosidade espiritual. O espirito precisa se evoluir até atingir o grau absoluto de luminosidade, de evolução, e a melhor escola para se formar seria no mundo das trevas. A face contrária da espiritualidade. Através da matéria o espirito pode sentir a dualidade dos elementos que desenvolve o conhecimento; o bem e o mal, o amor e o ódio, a paz e a violência, o medo e a coragem, o prazer e o desprazer .... Só através desse instrumento - corpo material - que o espirito pode esquecer que é inatingível, esquecer que é imortal e passar a sentir medo até de estar vivo. Não se pode escolher entre o açúcar e o sal sem antes prová-los.
Vivenciar o verdadeiro inferno das trevas para um dia reconhecer a verdadeira essência do mundo da luz. A sabedoria é o resultado da comparação da dualidade das sensações. É preciso vivenciar o bem e o mal para só depois escolher o equilíbrio.
O espírito precisa de evolução porque é imperfeito?
Somos imperfeitos e se somos espíritos, então os espíritos são seguramente imperfeitos. Dedução lógica.
Podemos lembrar, também, que os anjos da bíblia são os espíritos, e que estão classificados na seguinte ordem: a classe de anjos, a classe dos arcanjos que é mais evoluída que a classe dos anjos, depois mais acima temos a classe dos Querubins, outra classe quase perfeita que é dos Serafins e finalmente, as três classes de perfeição absoluta: a trindade espiritual ou a divindade espiritual. O oceano da espiritualidade. Uma gota do oceano se torna oceano quando retorna ao oceano. Cada anjo de uma classe almeja evoluir para alcançar a classe, imediatamente superior, objetivando o mergulho no mar da divindade da perfeição absoluta.
Por que teria uma parte de espíritos imperfeitos no plano espiritual e outros no mundo material?
Alguns espíritos saíram do mundo espiritual direto para o mundo material.
Talvez no mundo das trevas o aprendizado para a evolução fosse mais eficiente e ou mais rápido.
Talvez porque o processo de evolução desses espíritos tenham se tornado inviável no mundo da luz.
Talvez porque eles sejam os próprios anjos rebeldes expulsos do mundo espiritual. Não se tem consciência do céu sem antes ter vivenciado o inferno.
Talvez porque não deram a devida importância ao mundo da luz de onde se originaram e precisam vivenciar a face das trevas para a futura conscientização da luz. Mundo das trevas é a outra face do mundo da luz espiritual. Não podem ser destruídos e por isso precisam de uma cruz material - corpo no mundo material - para iniciar o processo do retorno. Evoluir através das encarnações materiais até atingir um certo grau de evolução. O universo material é imenso com suas milhares de galáxias.
Talvez os espíritos mais evoluídos façam estágios com encarnações em outros planetas e ou galáxias com outras formas físicas e outros padrões de evolução superior ao planeta terra. É como na escola: primário, fundamental, universitário, mestrado, doutorado, ...
Deus (um ser individual?)
Você já viu Deus?
Não. Você não viu.
(Próximo capítulo ...)